Lançamos o Barômetro Global da Corrupção – América Latina e Caribe: a principal pesquisa de opinião do mundo sobre a percepção e experiência de pessoas comuns em relação à corrupção.
Acesse o Barômetro Global da Corrupção
Apesar da crença comum de que a corrupção tem forte presença no cotidiano do brasileiro, o estudo mostra que não é bem assim. Apenas 11% dos entrevistados relataram a experiência de ter de pagar suborno para acessar serviços públicos. Esta porcentagem é a terceira menor de toda a região.
Por outro lado, 90% dos brasileiros disseram que a corrupção é um grande problema – o que mostra a preocupação da população com esquemas como os que envolvem contratações públicas e processos eleitorais.
O Barômetro revela ainda que a maioria dos brasileiros (82%) acredita que as pessoas podem fazer a diferença no combate à corrupção.
Esse dado mostra que a sociedade está engajada no enfrentamento desse grande problema social. Agora, é hora de transformarmos esse sentimento e pressionarmos os líderes governamentais a também agirem, fortalecendo nossas instituições democráticas, aperfeiçoando nossas leis e garantindo a liberdade de imprensa.
O lançamento do Barômetro Global da Corrupção 2019 se soma a outros estudos produzidos pela Transparência Internacional para contribuir com o debate e o enfrentamento da sociedade a este mal que atinge todos os países do mundo.
Acesse o site, compartilhe o Barômetro e se junte a esta luta!
Transparência Internacional – Brasil