Cerca de 250 pessoas participaram do 1º Seminário sobre Transparência no Poder Público. O evento ocorreu nesta quarta-feira (20), na Câmara Municipal de Limeira. O debate foi conduzido por membros dos três poderes: Legislativo, representado pelo presidente da Câmara, Ronei Martins, Judiciário, representado pelo juiz Luiz Augusto Barrichello, Executivo, representado pelo prefeito Paulo Hadich, além da Sociedade Civil, representada pelo membro da Amarribo (Associação de Moradores de Ribeirão Bonito), Jorge Sanches.
Surpreso com a participação da população, o presidente da Câmara, Ronei Martins, destacou a participação de cerca de 250 pessoas e a forma como o tema foi absorvido pela sociedade, que já demonstra engajamento quanto ao acompanhamento das atividades que visam discutir políticas públicas para o município. “A partir de agora, as pessoas estarão conosco no processo de criação de ferramentas e amadurecimento dos poderes e da sociedade em torno do tema transparência. O assunto é novo, mas percebemos nesta atividade que a população está disposta a participar das discussões que envolvem a transparência e outras questões que envolvem a nossa cidade de uma forma geral. Contamos com a participação da sociedade para que juntos consigamos chegar a um nível de transparência exemplar em nosso município”, ressaltou Ronei.
Durante as apresentações, os participantes discutiram sobre a importância da transparência de dados e ações nestas três esferas. “Excelente iniciativa. Todos os poderes precisam de divulgação e transparência sobre os seus atos, como foi debatido e este tipo de estímulo das discussões que envolvem a nossa sociedade devem continuar”, disse o Dr. Barrichello.
Para o prefeito, Paulo Hadich, a criação do Conselho da Transparência e Controle Social será uma das principais ferramentas da sociedade para a fiscalização, que também permitirá que a população tenha voz no processo de transparência. “Entre as medidas que compõe a política municipal de transparência estão a criação do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social, a reformulação do 156, que é um dos principais canais de comunicação da população com a Prefeitura, além da criação de uma ouvidoria e a implantação do Orçamento Participativo”, destacou o prefeito, que anunciou ainda o desenvolvimento de uma cartilha sobre o funcionamento do Poder Executivo para os usuários dos serviços públicos.
Jorge Sanchez destacou o envolvimento dos poderes constituídos e a participação exemplar da população. “Após um período traumático vivido pela sociedade limeirense, com a cassação do prefeito e a descoberta de casos de corrupção, vejo hoje no semblante das pessoas a esperança e a vontade de participar deste novo processo. É importante que a população se envolva e mantenha o olhar vigilante sempre”, pontuou o representante da Amarribo.
Para aperfeiçoar as ferramentas de transparência existentes no Poder Legislativo, a Câmara Municipal já iniciou o estudo de melhorias em seu sistema de divulgação de processos, disponibilizado via internet, que irá compreender ainda o desenvolvimento de um novo site, mais dinâmico e com ferramentas que possibilitem a interação da população com a gestão do Legislativo e os 21 vereadores. Para isso, está prevista a criação de espaços de pesquisa de documentos, acesso à informações referentes aos procedimentos administrativos, como os processos de contratação de serviços, além do aprimoramento dos meios de comunicação entre a população e a Câmara Municipal.
Fonte: Câmara de Limiera