Estudantes participaram da Caravana da Cidadania, o que inspirou a abertura de nova organização
A Caravana da Cidadania, ocorrida no último dia 18 de setembro, no Centro Cultural do UniFEOB já rendeu seu primeiro fruto: sanjoanenses que participaram do evento e acompanharam o trabalho dos ativistas na cidade vão levar, para Santa Catarina, o exemplo de mobilização.
Mariana de Barros Luciano, de 18 anos, estuda Desing de Interiores no Instituto Federal, em Balneário Camboriú. Incentivada pelo pai, o empresário sanjoanense Marco Luciano, desde criança mostrou interesse pelo conhecimento de políticas públicas visando melhorias sociais. Junto do namorado, Lucas Gabriel, de 19 anos, que estuda Administração na Universidade do Vale do Itajaí, ela vai presidir uma ONG que irá atuar, no mesmo modelo da Amarribo Brasil, na região onde está estudando.
Inspiração
A Caravana da Cidadania passou por São João da Boa Vista e Águas da Prata, SP, entre os dias 18 e 19 de setembro. O foco da programação era fazer uma auditoria cívica nos órgãos de Saúde destas e de outras cidades da região, averiguando as condições do sistema de atendimento popular. O trabalho também visava o treinamento de voluntários para que se tornassem “fiscais da cidadania”.
“O que me impressionou foi o pequeno número de participantes, mesmo assim considero que uma boa semente foi lançada”, disse Marco Luciano, que acompanhou o trabalho do IFC – Instituto de Fiscalização e Controle.
A Caravana da Cidadania é um mecanismo itinerante de fiscalização, inspirado nas atividades da Amarribo, que saiu de Ribeirão Bonito-SP para ganhar destaque nacional em suas propostas. Desde então, muitos jovens têm se inspirado no trabalho para implantar ONGs em suas regiões, o que aconteceu com a sanjoanense Mariana: “Participamos como voluntários já vislumbrando a fundação de uma ONG em Santa Catarina e isso nos provocou um interesse muito maior no controle social que é feito pelo IFC e pela Amarribo”, afirmou.
O mais interessante, na opinião dos participantes, é que esse tipo de atividade não envolve vínculos partidários: “É uma ação social relacionada ao povo e não somente à política”, observou Mariana.
Data Marcada
Aproveitando a visita da Diretora de Combate à Corrupção da Amarribo, Lizete Verillo, que esteve em São João, SP, os jovens pactuaram uma espécie de consultoria para que a nova ONG seja implantada em Santa Catarina: “Temos um grande grupo de relacionamento por lá e investimos na possibilidade de realizar eventos semelhantes”, afirmou Gabriel, que ressaltou também a influência da ONG Viva São João no trabalho que foi realizado na cidade.
A futura ONG, ainda sem nome definido, já deu um importante passo para chamar a atenção depois do início de suas atividades: os sanjoanenses conseguiram marcar, para Camboriú, uma edição da Caravana da Cidadania. O evento será realizado em 21 de abril de 2014. A nova Organização também deve iniciar o projeto “Adote um Vereador”, uma proposta que faz com que integrantes do grupo acompanhem, diariamente, algum integrante da Câmara local.
Fonte: Hediene Zara – Jornal O Município