Palestra “Punição da Corrupção no Brasil”

No próximo dia 30 de outubro de 2013, às 10h30, acontece no Insitituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais (IPPRI) da Unesp a palestra “Punição da corrupção no Brasil”. A convite do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas, oferecido em conjunto pela Unesp, Unicamp e PUC-SP, Rebecca Weitz-Shapiro, professora assistente de Ciência Política e Políticas Públicas na Universidade de Brown (EUA), apresenta o resultado de seu estudo realizado em São Paulo.

Buscando compreender a razão pela qual, no Brasil, um político corrupto continua sendo eleito em sucessivos pleitos, mesmo quando o eleitor tem a opção de escolher seu representante, Rebecca considera duas hipóteses em seu trabalho: ou o eleitor não tem informação sobre o comportamento corrupto do candidato e, por isso, o elege; ou, conscientemente, o apoia em troca de algum favor.

“Por razões óbvias, políticos tentam ocultar informações sobre suas atividades ilícitas”, diz a palestrante. Ela avalia que os esforços para esconder notícias sobre corrupção conseguem maior êxito onde faltam recursos e profissionalização entre os meios de comunicação. “Mesmo quando denúncias de corrupção tornam-se públicas, eleitores podem desconfiar desses relatórios, especialmente se eles são motivados por acusações partidárias”, diz.

Em sua pesquisa, Rebecca verifica que o eleitor brasileiro não tolera a corrupção e tende a não eleger um candidato quando tem conhecimento de seu envolvimento com desvios políticos. “O cidadão de classe social mais abastada tende a ser mais tolerante com casos de corrupção”, analisa.

Artigo sobre a pesquisa:
Lacking information or condoning corruption – When do voters support corrupt politicians?

Sobre a palestrante
Rebecca Weitz-Shapiro é professora assistente de Ciência Política e Políticas Públicas na Universidade de Brown (EUA). Doutorou-se pela Universidade de Columbia em 2008. Sua área de estudo inclui instituições e comportamento político com foco na América Latina. Participa de um projeto colaborativo que analisa as atitudes dos cidadãos em relação à corrupção no Brasil. Ela está na Unesp por meio do convênio Top USA Massachusetts, com financiamento da Santander Universities.

SERVIÇO:
Palestra: gratuita (ministrada em inglês)
Palestrante: Rebecca Weitz-Shapiro, professora assistente da Universidade de Brown (EUA);
Data: 30 de outubro de 2013
Hora: 10h30
Local: Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais (Ippri/Unesp)
Endereço: Praça da Sé, 108 – 3º andar, São Paulo
Informações: (11) 3116-1800