Liderança e inspiração para as mulheres brasileiras

Sábado, 8 de março, é o Dia Internacional da Mulher, e estamos celebrando as mulheres que lutam contra a corrupção ao redor do mundo.

Lizete Verillo atua voluntariamente como Diretora de Combate à Corrupção da AMARRIBO Brasil desde 2003, é Psicóloga formada pela Universidade Paulista (UNIP), com Pós-Graduação em Administração Organizacional pela Pontífica Universidade Católica (PUC-SP) e MBA em Gestão de Negócios. Atua como Consultora Organizacional. Desde 2003 responde os e-mails de cidadãos de todo o Brasil e da Rede AMARRIBO Brasil-IFC, auxiliando e fornecendo suporte técnico para a luta contra a corrupção nos municípios brasileiros.

O que motivou você a se envolver na luta contra a corrupção?

A indignação com tanto descaso com o cidadão, pela administração publica.

Em que áreas você atua?

Na formação, atualização e desenvolvimento da rede de controle social AMARRIBO-IFC

A corrupção afeta homens e mulheres de forma diferente no Brasil?

A mulher é mais vulnerável e só vem conquistando políticas publicas há menos tempo que os homens. Por ser mais vulnerável, sofre mais os impactos que a corrupção causa. Já os homens parecem se envolver mais com atos de corrupção, até porque são também maioria na política. Na administração publica, concursados, não tenho o dado da relação homem-mulher.

Ser mulher impacta de alguma forma sua atuação na luta contra a corrupção?

Na luta contra corrupção não impacta o fato de eu ser mulher. O impacto de ser mulher é a falta de tempo para disponibilizar para mais uma luta, no caso o combate a corrupção, às outras tantas lutas, que qualquer mulher acumula: casa, comida, filhos, trabalho, amigos, lazer, saude.

Qual a importância da mulher nesta luta?

A mulher traz a coragem, ponderação, ocupa um espaço que era só masculino e tímido no combate a corrupção.

Por fim, qual mulher te inspira a lutar contra a corrupção e por que?

Todas as mulheres que sofrem os impactos da corrupção, que querem dar a seus filhos educação, saúde, moradia.

_______________

Este texto faz parte de uma série de entrevistas promovidas pela AMARRIBO Brasil em um especial para o Dia Internacional da Mulher, cujo objetivo é demonstrar a luta de mulheres contra a corrupção em todo o mundo.