O Morro da Capela é o principal ponto turístico da cidade de Ribeirão Bonito. Construído pelo empresário Cesar Torrezan , nos anos 60, em terreno pertencente a Cúria (Igreja Católica) abriga a Capela de Nossa Senhora Aparecida e localiza-se no centro da cidade sendo referência visual de qualquer parte da cidade.
O morro no entanto, ficou durante muitos anos sem manutenção e já incluía inúmeros desmoronamentos comprometendo o patrimônio cultural. Na formação da Amarribo, optou-se pela restauração do morro e sua manutenção como primeiro projeto da organização. Foi essa decisão também responsável pelos caminhos que a Amarribo seguiria nos anos seguintes. Com a recusa da Prefeitura (ano de 2000) em apoiar o Projeto e os indícios fortes de corrupção, a Amarribo decidiu atuar na fiscalização da Administração Publica.
O “Morro da Capela” no entanto, continuou sendo sempre o projeto mais querido da Amarribo e foi criada, sob a coordenação do Paulo Ianhez, uma Comissão de Manutenção do Morro, que até hoje contribuem mensalmente para que o Morro esteja sempre limpo, bem cuidado, florido e principalmente tenha a sua vegetação sob acompanhamento, para evitar novos desmoronamentos. O muro caído com um desmoronamento foi reconstruído, assim como, uma das pilastras da subida do morro, com arte pintada mostrando uma das passagens da Biblia. Em projeto do cuidadoso Paulo Basque Celestino construiu uma passagem para dar acessibilidade a cadeirantes.
O povo de Ribeirão Bonito e a Amarribo tem muito orgulho do “Morro da Capela” que apesar de abrigar a capela da igreja católica, está muito acima de religião, como um patrimônio histórico cultural de Ribeirão Bonito que, na sua beleza de paz e natureza, abriga todas religiões. A Amarribo, no final de 2011, devolveu a administração do Morro Bom Jesus para a Igreja Católica, pois a entidade entendeu que após todo o trabalho de reforma e até mesmo longo período arrecadando recursos para sua manutenção, com suas contas em dia, a missão com esse projeto estava cumprida. Atulamente a Prefeitura também repassa uma pequena verba mensal para sua manutenção.
Leia Mais...