IFC com Adote um Distrital participam do Hackathon

Entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro, foi realizado na Câmara dos Deputados, em Brasília, o Hackathon – Maratona Hacker, um concurso de aplicativos voltados à utilização de dados legislativos e parlamentares.

O concurso é organizado pela Câmara dos Deputados em parceria com o Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis) e apoio da Escola de Administração Fazendária (Esaf). Os três projetos vencedores do Hackathon receberão prêmios em dinheiro serão patrocinados pelo próprio sindicato.

O objetivo da Maratona é promover o desenvolvimento de projetos que visem o aumento da transparência na divulgação de informações públicas por meio de tecnologias digitais mobilizando a sociedade na busca de melhorias do processo legislativo e do trabalho dos parlamentares.

A proposta dos voluntários do Instituto de Fiscalização e Controle (IFC) foi selecionada para a fase final da disputa que contará com apenas 26 projetos, dos mais de 90 inscritos na primeira fase. 

A avaliação dos projetos será feita com base em três quesitos: interesse público, criatividade e qualidade técnica. O resultado do concurso será anunciado no próximo dia 14 de novembro.

De acordo com o Diretor de Tecnologia do IFC, Denis Moura, a ideia é apresentar um aplicativo que facilite ao cidadão avaliar o quanto os nossos congressistas são transparentes e disponibilizam informações sobre o seu mandato aos eleitores, uma espécie de índice de transparência parlamentar.

Vivemos na era da informação. Na medida que as questões tratadas no Parlamento interferem diretamente na vida da sociedade, tornar conhecidos os passos dos membros da "Casa das Leis" é mais que uma necessidade, é uma legítima aspiração social. Ademais, ser transparente é tão crucial quanto ser honesto.

Essa é a lógica do projeto Sitransp (Sistema de Transparência Parlamentar) que está sendo apresentado pelo IFC, o qual avalia-se o quanto o deputado pratica transparência ativa e disponibiliza na mídia (sites, redes sociais, blogs, etc) o maior número possível de informações sobre seu mandato. 

Fonte: Adote um Distrital e Câmara dos Deputados