Denúncia ao GAECO

Prefeitura de Ribeirão Bonito poderá ter cometido um “erro” primário, ao antecipar fotos e registrar início de obra em site oficial e em um blog do atual assessor de imprensa com data anterior ao que foi divulgado no Diário Oficial do Município e todo o processo licitatório.

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) com sede em Ribeirão Preto recebeu, na tarde de ontem, sexta(9) uma denúncia assinada pelos vereadores de Ribeirão Bonito: Dimas Tadeu Lima(DEM), Presidente do Legislativo local e do Vereador Armando Lombardo Simões(PTN), com graves acusações de possíveis irregularidades cometidas na atual administração do prefeito Francisco José Campaner(PSDB), e segundo o documento, estaria agindo em conluio com alguns de seus assessores(funcionários públicos).

Na denúncia, há fatos relatados de possíveis irregularidades em licitações com o objetivo de direcionamento de processos licitatórios, diz o documento.

No relato de um dos casos, os parlamentares realizaram um print screen da tela do site oficial da municipalidade, incluindo fotos de uma construção já em grau avançado de realização, sendo até mesmo publicado em um blog local de propriedade do atual assessor de imprensa da prefeitura. O que Dimas e Armando estranharam, foi o fato da publicação no Diário Oficial do Município constar na ata de abertura e julgamento de envelopes de proposta, termo de homologação e adjudicação e extrato de contrato referentes a contratação de empresas para este fim, é que todos os documentos estavam datados dia 17/09/2018, ou seja, posterior a matéria publica no site da própria prefeitura e do blog do atual assessor de imprensa da prefeitura.

Outros casos estão minuciosamente relatados e que serão objetos de investigações por parte do GAECO.

Anexo ao documento foram entregues também, vários arquivos em PDF, fotos e cópias de documentos.

Uma cópia da denúncia foi protocolada também, na OSCIP Amarribo Brasil. A entidade recebeu o material e após análise, deverá encaminhar a respectiva denúncia para outros órgãos competentes e até mesmo na Câmara de Ribeirão Bonito para que os fatos possam ser apurados também pelo Legislativo local.