História

A AMARRIBO Brasil nasceu em 1999 de uma reunião de amigos nascidos, residentes ou simpatizantes de Ribeirão Bonito, interessados em oferecer voluntariamente seu tempo, talento, competências e habilidades para contribuir para o desenvolvimento da cidade.

Ao tentar empreender projetos de interesse social, a organização se deparou com grande descaso por parte da administração pública e com indícios fortes de desvio de recursos públicos. Diversas denúncias começaram a chegar a sede da Amarribo em 2000. Sua equipe decidiu então dedicar-se ao combate à corrupção na cidade, pois com o cenário presente a época, nenhum projeto social iria conseguir prosperar. Com as provas coletadas a organização efetuou denúncias junto à Câmara Municipal e a Promotoria de Justiça da cidade e ao Tribunal de Contas do Estado.

Para promover o afastamento dos corruptos a Amarribo mobilizou a sociedade, realizou audiências públicas, desenvolveu diversos meios de comunicação com a população, e conseguiu afastar diversos políticos da cidade, e processar outros que já haviam deixado o poder. Essa mobilização foi fundamental e garantiu a cassação de 2 prefeitos e 5 vereadores em Ribeirão Bonito.

O caso de Ribeirão Bonito teve repercussão nacional e diversos cidadãos do país procuraram a organização em busca de apoio e orientação para formarem ONGs com o mesmo objetivo em seus municípios. A partir de então a Amarribo iniciou um trabalho de disseminação de sua experiência, e lançou o livro “O Combate à Corrupção nas Prefeituras do Brasil” com sua história e ferramentas para o controle social.

Em 2003 começaram a surgir as primeiras organizações inspiradas na Amarribo e se formava a Rede AMARRIBO Brasil – IFC. Hoje são mais de 200 organizações que integram esta Rede, coordenada pela Amarribo em parceria com o Instituto de Fiscalização e Controle – IFC. Palestras, oficinas e formações são realizadas por todo o país.

Em 2011 a organização passou a ser Amarribo Brasil, ampliando sua atuação para nível internacional e atualmente a Amarribo é a organização de contato da Transparência Internacional no Brasil.